EXERCÍCIOS



As transformações econômicas e sociais da Idade Moderna, principalmente a Revolução Industrial e os progressos científicos, provocaram mudanças na maneira de pensar e de sentir dos europeus.
 A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram conduzidas pela burguesia inglesa, o objetivo desses movimentos revolucionários era destruir as estruturas econômicas, sociais e políticas que sustentavam o Antigo Regime, tais como o direito divino dos reis, a política econômica mercantilista e o poder político da Igreja Católica.
  A crise do Antigo Regime foi acompanhada por um conjunto de novas idéias filosóficas e econômicas que defendiam a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis. As idéias econômicas defendiam a prática da livre iniciativa. Esse movimento cultural, político e filosófico que aconteceu entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobretudo na França, no século XVIII, ficou conhecido como Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes.
  Os iluministas caracterizavam-se pela importância que davam à razão. Somente por meio da razão, afirmavam ser possível compreender perfeitamente os fenômenos naturais e sociais.  Essas idéias baseavam-se no racionalismo. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII.
  As idéias iluministas influenciaram movimentos como a Independência dos Estados Unidos, a Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa.

Filósofos do Iluminismo


John Locke
(1632-1704)

Sua principal obra é Segundo tratado do governo civil. Locke é um defensor da tolerância religiosa e da liberdade política. Acreditava na liberdade e na propriedade como direitos naturais do homem e, para manutenção destes direitos, houve um contrato entre os homens, surgindo o governo e a sociedade civil. Os governos teriam que respeitar os direitos naturais e, caso não fizessem, os cidadão possuíam o direito de se rebelar contra o governo tirano. Esta idéia será uma verdadeira arma na luta contra o absolutismo monárquico.
O pensamento de Locke contribuiu para a Revolução Gloriosa e influenciou a elaboração da Constituição dos EUA de 1787.

Montesquie
(1689-1775)

Na obra “ o espírito das leis” , defende a divisão dos poderes em legislativo , judiciário e executivo , de modo que o ideal de autogoverno fosse melhor realizado , afinal um poder não sobreporia o outro e não abriria espaço para a tirania absolutista.Inspirou a republica norte americana nascida pós independência em 1776 , onde a burguesia americana se revolta com a tentativa de implantação do colonialismo nos EUA por parte dos ingleses através de altos impostos sobre os produtos nativos

Voltaire
(1694-1778)
Obra principal (cartas inglesas). Criticou a igreja católica e os resquícios feudais como a servidão. Defendendo um governo por uma monarquia ilustrada, um rei esclarecido pelos filósofos. Era deísta, acreditando que havia um ser supremo, presente na natureza , e a razão servia como guia infalível para encontrá-la .Foi também um ferrenho defensor da liberdade de expressão como forma de controle do poder e realização do ideal de auto-governo , sendo dele a frase “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê –lo”

Rousseau
(1772-1778)


Como obras principais podemos citar “o contrato social” e a “origem da desigualdade entre os homens”.É considerado um iluminista subversivo porque ao contrário de seus contemporâneos critica burguesia e a existência da propriedade privada que considerava a razão para a maioria dos males que lhe era contemporâneo como a pobreza e a exclusão da grande massa da população .Considerado o pai da democracia moderna , defende que no contrato social deve ser respeitado a decisão da maioria que representaria melhor o ideal de auto-governo. Sobre a propriedade escreve: “O primeiro homem a quem ocorreu pensar e dizer isto é meu , e encontrou gente suficientemente ingênua para acreditar , foi o verdadeiro fundador da sociedade civil.Quanto crimes e quantas guerras e assassínios teriam sido evitados ao gênero humano se aquele , arrancando as estacas , tivesse gritado :Não impostor”.





 Processo de independência das 13 Colônias
  • Que influências do movimento iluminista podemos perceber no texto da primeira Constituição dos Estados Unidos.
  • Qual tipo de Estado adotado pelo novo país.