terça-feira, 19 de abril de 2011

21 de abril Tiradentes

     Comemoramos no dia 21 de abril a morte do ilustre martir da Inconfidencia Mineira - o Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier pelo seu amor a seus irmãos e sua Patria derramou seu sangue pelo Brasil. Foi um grande idealista. Não podiamos continuar sujeitos a Portugal.
     A primeira tentativa de independencia do Brasil foi em 1710 em uma revolução de Pernambuco. A Segunda tentativa foi por Felipe dos Santos, em Minas Gerais.
     Em 1789, Tiradentes vendo sua Patria escrava do jugo português, formou uma conspiração que contava com a aprovação de escritores e figuras de projeção, como Tomaz Antonio Gonzaga, Claudio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto, Silva Alvarenga, Domingos vidal Barbosa e outros.
     A conspiração devia rebentar no dia marcado pelo governo para a cobrança dos impostos atrasados - a derrama - aproveitando assim a revolta da população...
     Os conspiradores reuniam-se na casa de Claudio Manuel da Costa. Eles tinham resolvido mudar a capital do Brasil para São João Del -Rei e fazer uma bandeira branca com a divisa "Libertas quae sera tamen".
     Estava tudo encaminhado, quando um conspirador indigno e de carater impuro, chamado Joaquim Silverio dos Reis, descobriu ao governador de Minas, que era o Visconde de Barbacena, o qual transmitiu ao Vice-Rei. Este deu ordem para não se efetuar mais a cobrança. Depois foram presos em Minas todos os chefes da conspiração, menos Tiradentes que estava no Rio de Janeiro, com o desejo de comprar munições para a revolução.
     Os conspiradores foram todos condenados à morte, mas, D. Maria I, depois, mudou a sentença: condenou a morte só Tiradentes, por ser o mais culpado, e os outros foram degredados para a costa da Africa. Tiradentes foi morto e esquartejado; a sua cabeça pregadano mais alto poste de Vila Rica, como exemplo aos seus concidadãos.
     Sua casa foi salpicada com agua salgada e sua familia amaldiçoada. Tudo isto devido ao carater impuro de um portugues infame, traidor e máu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário